sexta-feira, 2 de outubro de 2020

OPINIÃO – A pandemia do ódio

 

Já nos primeiros dias após a chegada dos casos pioneiros de Covid-19 no Brasil, pode-se prever que aqui a pandemia do novo coronavirus atingiria proporções além, e muito, de uma batalha da saúde pública nacional para garantir a vida das pessoas.

Muitos sintomas levavam a este diagnóstico sombrio, de uma briga que deveria ser contra o inimigo poderoso e invisível ter a sua linha de frente apontada para os brasileiros.

A arma não era a defensiva munição do bom senso, sob o comando do Ministério da Saúde e a participação necessária dos estudiosos desta área, que este País tem o privilégio de ter de sobra. Letal, usou-se a política como ferramenta de ataque e, ao mesmo tempo, escudo. E foi esta a aberração a ser encenada nos palcos cedidos pelos meios de comunicação. Alguns deles com a pretensão de denunciar o que acontecia, mas equivocadamente cedendo espaço e pontos na mídia aos falsos atores. Outros coniventes, como sempre houve situações parecidas na imprensa brasileira, da qual fiz parte por 37 dos 46 anos de vida profissional.

Neste enredo hilárico sobre o bem contra o mal, tal qual novela, o preço da mentira, do descaso com o problema vigente, e a falta de respeito para com os brasileiros foram descarados. Aliás, hilárico é força de expressão equivocada. Na verdade foi um enredo que levou ao extremo do que é ruim.

E ficamos nós, cidadãos, petrificados e inertes diante das páginas dos jornais, do noticiário da TV e do rádio, dos comentários dos especialistas dimensionando o problema e seus riscos. Tão igual fomos quando o lado político, pelo contrário, minimizava. E ficamos, como se esperando o fim do jogo, não acreditando em um lado e desacreditando no outro. O faz de conta até nos deu máscaras para serem usadas, cobrindo o nariz e a boca. Máscaras que os diferentes decidiram não usar apenas para serem desrespeitosos.

Então falar da pandemia, neste País, exige falar de política. Misturaram as duas coisas a tal ponto que é, agora, difícil dissociar uma da outra. E temos uma Constituição da República. Ela diz que aqui vigora a democracia. Tão mencionada e defendida, ela, a democracia, devia ser algo compreendido.

De um jeito muito simplista e sem teorias mais aprofundadas poderíamos dizer que ela permite que a gente, pelo voto, escolha o Presidente da República, seu vice, os membros do Senado, da Câmara dos Deputados, dos governos estaduais e municipais, das Assembléias Legislativas, das Câmaras de Vereadores. É, de fato, simplista e vergonhoso definir a Democracia assim. Mas é o que se permite nesta ocasião.

Depois a Constituição permite as nomeações feitas pelos que foram escolhidos pelo voto: ministros, diretores afins, secretários estaduais e municipais e até na Justiça, nas mais diferentes Cortes com membros indicados e, em alguns casos, sabatinados.

Simples assim. A democracia concede ao povo a oportunidade de ter mantido um regime político mais aproximado com as aspirações dele. Sim, o povo. Sejam os eleitos de direita, de esquerda, de centro, estes terão que governar e legislar de acordo com o que manda a Constituição. Se isso não ocorre e nos calamos, estamos abrindo mão do direito de alertar o empossado sobre o erro que ele está cometendo.

É assim mesmo? É. E se deixamos como está aquilo que está errado, achando que já fizemos a nossa parte votando, então, realmente, não aprendemos sobre democracia. E se erramos na escolha porque o produto oferecido parecia autêntico, mas era uma cópia que só funcionava por fora, erramos, mas só um pouquinho pelo fato de sermos descuidados na escolha. Mas quando assumimos as mentiras veiculadas pelas redes sociais e ficamos cegos e surdos, então falhamos conosco mesmo.

Faz quase um ano. Se antes a pandemia nos deixava atordoados, pois perdidos entre a mentira, a verdade, o sensacionalismo, a oportunização da doença para aumentar os ganhos políticos de uns e outros, tanto da esquerda, quanto da direita e quanto do centro, como também para eleger potenciais postulantes a cargos públicos nas próximas eleições, agora estamos caídos, quase de desesperança.

Porque o problema não é só a pandemia. Aliás, não foi ela que criou o preconceito, a discriminação, o desemprego, a desconfiança nos outros, a dúvida quanto ao o que será amanhã.

“Use gel”, “Use máscara”, “Mantenha distância”, “Criança de até 12 anos não entra” e, nas entrelinhas, “velho tem que ficar em casa”, “gordo é prato cheio para ficar doente”. Um País de avisos e de provocações levemente reprimidas. Um País que dividiu a sua população entre quem vota naquele ou no outro, quem pode sair para as baladas e quem não deve nem sair para uma caminhada, quem é grupo de risco e quem está liberado para, inclusive, abusar da sua e da saúde dos outros.

Avisos, máscaras, gel, incompreensão, ruindade, filas nos bancos por causa dos auxílios, desemprego, fome e lágrimas. E quem, sem emprego, no meio de outros que por comodismo dormem nos becos.

Como aquele, no centro de Londrina, um barracão de alvenaria abandonado onde a porta, feita com trapos, é a chance de alguns terem onde dormir. Mas, para todos nós, deve ser o ícone para a reflexão sobre onde e como estamos indo. E ponderar, de verdade, que a pandemia do Covid-19 não é a principal culpada de tudo isso.

A outra, a pandemia do ódio, é a que nos dilacera.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE: