segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Crônica - Lembrança vaga e vaga lembrança


É tudo a mesma coisa ou nada a ver. Lembrança vaga, neste momento, é da colega que se tornou amiga e se foi desconheço a causa. Por isso comparo a ausência dela a um estacionamento de condomínio, o que, no mínimo, é excessivamente material. E para que ter sentimento?
Aliás. Concluo que ao deixar o espaço desocupado fujo das interrogações e faço de conta que o vazio não me afeta. E quem, por acaso, nunca escapuliu passando por cima da cerca de arame farpado?
Nessa sequência obrigo-me a definir a vaga lembrança como um estado de espírito assumido. Como em Memória da pele, a música de João Bosco e Wally Salomão, esqueço dos lábios, dos olhos, da cor dos cabelos e da maciez do rosto.
Sei que eram carnudos e convidativos atrás do brilho provocativamente trabalhado. Que boca! Só não consigo reproduzir um sabor igual e não me refiro ao gosto que mexe com o palato. Falo das sensações que arrepiavam.
Azuis ou verdes? Os olhos confundiam, e como. Se os vi vermelhos por choro de alegria me escapa a memória. E neste ponto eu vejo a vaga lembrança que é a da lembrança vaga que eu me provoco. Mas tenho como um arquivo de vídeo o vermelho do choro de tristeza. Só evito buscar se o causa fui eu. Isso é lembrança vaga.
Quanto aos cabelos, castanhos. Lisos que ganhavam ondas aos sinais de chuva. Ondas que ficavam lisas na cadeira do salão. O trecho branco da lembrança é justo aquele que me cobra: como eles deixavam o rosto da amiga, que antes era colega, mais bonito? Encaracolados ou surpreendentemente esticados?
Quando éramos colegas elogiei as duas formas. É difícil pensar que eu menti num casou ou outro. Depois, já amigos, houve quando fui honesto, assim como ocorreram derrapagens e deixei de ser franco. Tenho vaga lembrança das duas situações. É a lembrança vaga que me dou ao direito.
E não lembro do cheiro dela. Apenas assumo que era um perfume contagiante. E quantas vezes sai do chão atrás daquela fragrância? Isso eu não lembro, mas admito que foram corridas rotineiras enquanto existiram percursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE: