terça-feira, 27 de novembro de 2012

Crônica - Ratos de ontem e de hoje


O rato recusou roer a roupa do rei. Dizem alguns súditos que foi por respeito. Mas estes são a minoria. Há corrente, pouco mais substanciosa, que defende a tese do repúdio à vestimenta. Desse posicionamento oposicionista sai que a espécie roedora sente nojo do sofisticado, nobre e caro, pois nem sempre a etiqueta que se mostra confere com a qualidade do etiquetado.

Difícil compreender tal defesa. Vi um amigo de faculdade metido num terno preto sobre camisa branca e gravata. Na batida do olho me perguntei: “Foi passado com ferro comum ou a vapor?” Ele parecia qualquer um no meio de tantos outros de ternos negros, gravatas e camisas claras. Achei que o meu amigo devia diferenciar com meias esportivas e tênis camurçado. Pelo menos eu enxergaria um tanto da irreverência dele no passado e diria: “É realmente o meu amigo da faculdade”.

Que coisa estranha! As pessoas mudam e os ratos também. Antes o bichinho roia a roupa do rei. Agora detona só o improvisado do casal que dorme sob o viaduto. O terno do meu amigo da faculdade nem cheiro de naftalina tem. Ele, que no passado morava numa casa de madeira da vila, agora é condômino em um apartamento requintado de bairro onde até catador de papel tem medo de entrar. Podem confundi-lo com um larápio, tamanha é a simplicidade daquele senhor.

Já o casamento que fui foi um desfile. Fui de padrinho, com calças jeans, camiseta e um terno social para fazer de conta que eu apadrinhava com esporte fino. Não enganei ninguém. Todos repararam que nos pés eu usava uma bota. Ainda bem que o cano escondeu o furado das meia. Mas senti, lá pela metade da cerimônia, que essas meias desciam e ajuntavam no meio das solas, formando um monte que me impedia ficar de pé.

Demorou muito para eu descobrir a causa. As botas são justas e as meias são de algodão. Comprei-as numa promoção. Um pacote com seis pares por nove e noventa e nove. Deu no que deu. Na troca de alianças tentei disfarçar. Botei a mão no cano da bota e cacei as bordas da dita. Que nada! Elas já estavam no calcanhar.

Então cochichei para a esposa, metida num longo preto, também improvisado dos joelhos para baixo: “Tô pisando nos canos das meias...” Ela olhou para o chão e nada disse. Tive que insistir: “Os canos das meios formaram uma bola na sola do pé”. E ela, indignada, resmungou que depois da oração de encerramento pediria ao padre uma benção para expulsar a coisa ruim que me fazia delirar.

Casamento é assim. Fiquei preocupado com os ratos da cozinha do salão comunitário. Lá de longe eu vi, na hora que as damas de honra entravam, a cabecinha de um deles espiando do vão sob a cortina. O dono da empresa contratada para o coquetel gritou: “Tira essa cabecinha da vista”.

Assustou o marido da comadre da tia da noiva, que estava de brincadeira com uma mocinha. Ele olhou para a vista da calça e se acalmou. O rato dele estava agitado, mas de cabecinha escondida.

Problema sério. Rato de agora não rói a roupa do rei. O rato é o rei e destrói a vestimenta da mulher que dorme num quarto modesto da favela. E os canos das minhas meias já estão nas pontas dos pés. Que coisa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE: