quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Crônica - Olá! Tudo bem?


A gente costuma ser informalmente dissimulado. Neste 21 de novembro, Dia Mundial da Saudação, percebo travas em mim e nos outros. Ponho a culpa no cotidiano atribulado. Ele é o vilão que nos torna secos e indelicados. Na verdade, somos nós os autores e os protagonistas desse cotidiano que culpamos.

A primeira pessoa que vi após o despertar foi minha esposa. Não lembro se dei bom dia. Entramos nos assuntos corriqueiros de sola, acertando horários e compromissos de cada um. No elevador, descendo para a saída ao trabalho, respondi sem entusiasmo à saudação de começo de dia de dona Hélia. Moramos no mesmo andar, mas chegamos ao térreo em silêncio.

O Dia Mundial da Saudação não é uma data estabelecida para soltar a franga. É um evento de chamada à consciência. A iniciativa é assinada pelos professores Brian McCormack, da Universidade do Arizona, e Michael McCormack, da Universidade de Harvard. Ambos instituíram o World Hello Day.

A proposta é de cada habitante do planeta cumprimentar pelo menos dez pessoas com um objetivo especial: estimular a consciência pela paz no mundo. A idéia surgiu em 1973 quando, entre outras guerras e conflitos, Síria e Egito lançavam duplo ataque à Israel, no Sinai e Montes Golan.

No Brasil, a crise do petróleo teve efeito direto na ditadura militar que tomou o poder em 1964. A população já tinha certeza que o “milagre brasileiro” discursado pelo governo era um blefe. Entre manifestações e reprimendas, o país vivia o engodo de uma paz difundida pelos meios de comunicação a serviço do regime.

No Paraná, às vésperas do Dia Mundial da Saudação, bomba na internet em acessos de toda parte do mundo as cenas de dois policiais militares acuando contra a porta de um estabelecimento comercial uma estudante de 18 anos. Ela participava de uma manifestação pela paz pouco antes da partida entre Coritiba e Vasco. Usava o celular para gravar imagens. Os soldadinhos acharam que a estudante filmava cenas de seus desmandos. Um deles empurrou c menina com truculência contra a porta fechada da loja.

Assim, a saudação para a busca da paz é, no mínimo, causa extremamente nobre. Difícil imaginar como se saúdam neste 21 de novembro os policiais militares envolvidos, seus comandantes, o secretário de segurança pública do Estado, o governador do Paraná e tantos outros que deveriam, como empregados do povo, lutar pela tranquilidade da população. Provavelmente estendem as mãos cabisbaixos, de vergonha. Pois impossível crer que não se envergonhem.

E em casa, no primeiro contato com seus familiares, disseram que estavam à serviço e que o dever do ofício exige truculência, desrespeito, desprezo com quem paga impostos e faz a máquina do Estado funcionar? Sim, todos somos os mantenedores financeiros deste grande condomínio que emprega não somente servidores públicos de boa índole, mas também um bom número de apadrinhados políticos que são ajeitados nas chefias dos órgãos públicos.

Mas tem o que é bom. O 21 de novembro é a data de aniversário de um grande colega de profissão, o radialista MauroSegura. É também aniversário de Alcione, um ícone da música popular brasileira. Sem esquecer de João Ricardo.Quem é ele? João Ricardo criou o grupo Secos & Molhados, que deixou como herança cultural um grande talento, Ney Matogrosso.

E tem melhor ainda: o meu Bom Dia!, Boa Tarde! e Boa Noite! Recheado com carinho e respeito! A todas as pessoas que são próximas de mim e nem tanto. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE: