segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Crônica - Mentiras


Nem vermelho Lupércio fica mais quando mente. Antes até gaguejava. Evidenciava um tique nervoso que lhe era pegajoso desde criança, de passar a palma da mão na testa seguidas vezes como se estivesse a limpar uma sujeira. A voz passava do grave para estridente e a fala ganhava velocidade. Eram tantas palavras sem vírgulas e pontos finais, de forma a evitar contrapontos de quem ouvia. O pé direito, sempre à frente do outro, batia as pontas apressado enquanto o calcanhar girava de lá para cá.

Agora a única denúncia manifestada é a entonação ensaiada das afirmações. Lupércio fez um desses cursos de oratória promovidos por bajuladores interessados no dinheiro alheio. Aprendeu sim. Consegue falar no microfone sem engasgar. Pronuncia-se pausado e dá ênfase em algumas colocações. Improvisa até na hora de fugir de um assunto para entrar em outro que domine mais. Dá bom dia com entusiasmo. Critica com veemência. Agride com sutilidade. E mente. Mente tanto que acaba de ser nomeado orador oficial da empresa.

Já não passa a palma da mão na testa. Agora ajeita os cabelos empastados de gel ao ponto do redemoinho atrás só ser percebido quando olhado de cima. Ontem ele convenceu a esposa que iria a um evento. Três horas depois retornou dizendo-se eufórico com a sua performance: confidenciou à mulher que havia sido aplaudido de pé por mais de trezentas pessoas, diretores e colaboradores de onde trabalhava há doze anos. Nunca a reação dos ouvintes havia sido aquela.

Ela desconfiou do perfume e foi checar o carro na garagem. Encontrou no encosto do passageiro cabelos longos e loiros de quem se mexeu muito no assento. E ele teve que mentir e o fez com a naturalidade agora costumeira. Explicou que eram cabelos de dona Alzira, a velha senhora responsável pelo café a quem ele deu carona de volta após saldado o compromisso naquele auditório alugado para comportar tanta gente. E nem gaguejou. Quem tremeu foi a esposa ao receber ligação de Alzira pedindo para avisar que precisava de condução para transportar do local do evento ao escritório os apetrechos de cozinha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE: