quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Crônica - Que travessura você aprontou


Menino travesso este Saci-Pererê. Quatro dias antes de comemorar a sua data, 31 de outubro, ele aprontou em Londrina. Aliás, dizem que muito antes, quando ainda eram definidos os candidatos a prefeito, Saci-Pererê passou pela cidade vindo num redemoinho. Leu nos precários jornais londrinenses que os preparativos para o Halloween andavam de vento em popa.

E nem foi por revolta. Saci-Pererê não é de guardar ressentimento. Respondeu na brincadeira, fazendo candidatos seis nadas. Alguns poucos ouviram, no momento em que o menino embarcava no seu vento, a gargalhada e o desafio: “Quero ver como é que este povo se sai desta”.

A causa da travessura seria pela importância que o londrinense dá ao Halloween, um evento importado dos Estados Unidos e comemorado com fantasias nada criativas e muito dinheiro dado aos promotores no dia 31 de outubro. O Saci-Pererê, personagem do folclore brasileiro, é lembrado também no 31 de outubro. Lembrado? Poucos sabem que o menino negro de uma perna só, gorro vermelho e caximbo tem uma data comemorativa.

O resultado da travessura: dos seis meia-bocas restaram dois para o segundo turno das eleições municipais. E dois de tamanha ruindade que por pouco não empataram. Soube-se que durante a votação, no dia 27 de outubro, Saci-Pererê passou pela cidade no seu redemoinho. Gargalhando até o desbalde por ter colocado o eleitor londrinense em saia justa.

No caminho para as seções eleitorais ele viu o povo, que parecia norte-americano acostumado ao Halloween tentando sambar: um passinho pra lá, outro passinho pra cá. Sem gingado e nem embalo. Coisa mecânica e ruim de assistir.

Nessa dança deu boi na linha. Berrantes começaram a ser assoprados em todos os cantos da cidade. O gado nem saiu às ruas para comemorar. Exceto cabos eleitorais em carros com buzinas apertadas no último, a grande maioria misturou no barulho que entrava das janelas de suas casas e apartamentos mugidos, buzinas e as gargalhadas do Saci-Pererê.

Menino travesso! Bem que ele podia ter economizado na receita da sua travessura. Porque do jeito que ele fez desde o primeiro turno até a divulgação do resultado oficial, este malvado transformou a política londrinense em piada.

Sim, maldade. Passou do ponto da travessura. Isto não se faz, Saci-Pererê. Londrina precisa de um administrador sério e competente. Agora só nos resta negociar com o menino. Seguinte: a gente passa a valorizar mais o seu dia, 31 de outubro, e você nos devolve a condição de participar de eleições municipais com candidatos capazes de administrar uma cidade do tamanho da nossa.

E pode, quando quiser, voltar para cá em seu redemoinho. Quando vier faça travessuras com os politiqueiros e nos use para conchavos. Tenha certeza que a gente vai armar de montão contra os incompetentes que querem nos governar. Então? Combinado?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE: