terça-feira, 16 de outubro de 2012

Crônica - Não é, papai?


- Papai está desapontado com você, filho. Muito desapontado. Eu dei para você a máquina que tive como brinquedo durante muitos anos e você não sabe como funcioná-la? É decepcionante, filho.

- Mas, papai, eu tenho outros brinquedos. Eu gosto de disputar corrida de carro, gosto de viajar de jatinho e de helicóptero, gosto de comer em bons restaurantes e gosto muito daquilo, sabe?

- Filho, a máquina é um brinquedo importante. Se você não gosta de brincar com ela não devia ter aceitado. Deixasse a máquina para outros.

- Eu não disse que a máquina é desimportante, pai. A máquina é, sim, muito importante para mim. Com ela eu viajo de jatinho, vou daqui até logo ali de helicóptero, invento uma desculpa e vou participar de uma corrida de carro, janto onde eu quero e faço aquilo, sabe?

- Então você só aceitou a máquina que eu te dei de presente para intermediar outras brincadeiras? Assim você me assusta, filho? Fico mais triste ainda...

- Pai! Veja que eu com a máquina estou fazendo o povo lembrar de você. E olha que faz tanto tempo não falavam nada de você. Agora vivem comentando que eu sou seu filho.

- Pois é, filho. É que você sempre se afasta quando as pessoas que fazem o comentário vão complementar a conversa. Elas dizem, de um jeito irônico, que você só se parece comigo no formato do nariz. O resto é diferente...

- Isso não é verdade, pai. Dizem também que o meu rosto é igual ao seu. Que eu lembro muito você.

- Filho, veja você saindo da conversa de novo antes do assunto ser fechado. As pessoas dizem, depois que você se afasta, que a maior diferença entre nós está no que você tem dentro da cabeça. E eu, aqui de cima, não tenho condições de contestar estas pessoas.

- Pai, se eu me afasto antes das conversas chegarem ao fim é porque estas pessoas são povinhos. Um monte de gente ignorante. Outro dia encheram o meu saco porque não tinha ciclovia num lugar lá de não sei onde. E eu por acaso ando de bicicleta? E se estão pensando que algum dia eu vou voltar naquele lugar estão delirando. Eu heim...

- Isso eu tenho reparado, filho. Eu ensinei você a dar as primeiras pedaladas. Hoje nem no guidão você pega. Sorte minha é que você não usa o selim para outras coisas. Aquela ponta bicuda é um perigo.

- Pai, eu já disse que gosto de brincar de jatinho, helicóptero e carro de corrida. Bicicleta, eu?

- Fico cada vez mais decepcionado, filho. E imaginar que fui eu que fiz você...

- Não se decepcione, pai. Um dia desses eu vou brincar com a sua máquina. Só preciso de um tempo, pai.

- A vida corre tanto quanto o carro de corrida que você pilota com gosto. O tempo que você me pede está ficando para trás. Daqui a dois anos você pode por a perder a máquina que eu coloquei nas suas mãos, filho.

- Que nada, pai. Daqui a dois anos eu brinco um pouquinho aqui e outro tantinho ali. É o suficiente para eu não perder a máquina que você me deu.

- Não confie assim. Tem que brincar todo dia com a máquina, senão você a perde, meu filho.

- Pai, eu só preciso de um tempo. Vou continuar dormindo por mais dois anos e nas próximas eleições eu conto uma história e o povinho aceita. Te garanto que continuo com a máquina que você me deu. Agora, pai, sem querer ser desrespeitoso com o senhor, deixar eu dormir. Daqui a dois anos eu começo a governar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE: