sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Crônica - E tanto faz...


Dois postes disputam o lugar a ser iluminado. O vencedor terá lâmpada própria. Mas para si serão direcionados holofotes. Nunca de luz negra. É que vigora o tabu da transparência quando ela incide. Nada a ver, mas a nudez cultural e ética pode refletir um caráter obscuro. Então a prevenção é defesa.

Um ou outro. O risco é iminente. Sim, iminente. Aqui, em hipótese alguma, fala-se de eminência. Nem os parônimos e muito menos a análise fria do perfil dos postulantes permitem equívocos. É iminência. Iminência e risco.

São dois postes e as lâmpadas de seus currículos são fracas. Algo comparado a um doze volts ligado a uma bateria prestes a arriar. A carga rápida não sustenta e a normal leva tempo, ao ponto da desistência. Incandescentes, quando acesas parecem pequenos tomates desses que se colhem para as bancas de promoções.

Fósforo, eis a questão. Luz negra é resultado da falta dele, fósforo. Então quando informaram aos postes postulantes sobre isso, trataram ambos os concorrentes de providenciar caixas de fósforos de acender fogão a lenha. Imaginaram ambos que se suas lâmpadas careciam de fósforo, era porque na modernidade os fogões dispõem de acendedores elétricos.

Ignorância extrema. De um e de outro. E tanto faz. Ninguém percebe tanta burrice. As pessoas que podem decidir sobre o futuro dos postes buscam carismas, que não encontram. O que acham são bocas moles de gestos e expressões que falseiam. E tanto faz. Quase ninguém percebe.

Ídolos de barro. Heróis sem passado. Um dos postes tem escoras. Não se sustenta por si. Depende de braços a empurrá-lo de um lado a outro de forma que não cambaleie. Algumas dessas escoras estão podres. Outro, um centímetro mais inteligente, aposta ser o preferido por parecer bonzinho. Fora isso é a fotografia da insegurança e pode despencar ao primeiro vento.

São dois postes e o lugar a ser iluminado é amplo. Nenhum, com suas luzes incandescentes de baixa voltagem, consegue mostrar para o que veio. E a cidade está muito escura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE: