quarta-feira, 13 de junho de 2012

Crônica - Idade nova tem lá as suas rugas, mano

Cruel! Asinha de frango na panela tem duas serventias: come-se o que sobra da fervura e usa-se o resto para palitar os dentes. Metida numa calça de lycra verde que deixa à mostra os pneus que saltam da cintura, ela acabou de preparar a polenta. Sim, ela! Aquela mesma que além de dona de casa faz bico de passadeira de roupa de vez em quando. Culpa da camiseta comprada em loja de ponta de estoque. Depois da primeira lavada virou uma peça do avesso: as costuras do lado vieram para frente e para trás. A gola laceou tanto que dá para tirar os braços por cima.

Aliás. Cena interessante! Ultimamente ela deu de ler coluna social. Desde então ninguém mais da vizinhança faz aniversário: comemora idade nova! Lá no tempão atrás ela mesma se referia às amigas com ironia: “Ficou mais velha!” E fashion? Nem o defeitinho na fala, que faz o “shi” virar “si” quando a pronúncia é rápida, evita a mulher de repetir a palavra.

Antes ela dizia de alguém: “Fulana, como você está chic hoje!”. Agora, vejam: “Estás fashion, sicrana? Que que tá acontecendo? Alguém na parada?” Viram, só perguntas. É uma forma delicada de diálogo. Não se afirma, insinua-se com indagações.

Tarântula! Como é que pode uma leiturazinha diária mudar tanto uma pessoa? É cultura, né, diria aquele, o açougueiro que no passado fez curso de datilografia por correspondência e recebeu até diploma. Ironia do destino. Ele tanto queria, mas o único “qwerty” que tecla é o da máquina de somar, o mesmo que depois chamaram de calculadora e agora tem até no celular. Mas o dele só soma, nunca subtrai e nem divide. Por isso continua máquina de somar.

E cadê aquela mulher? Agora ela mudou! Tirou a lycra que descia até a panturrilha e meteu-se num bermudão tão apertado quanto. Os pneus ainda saltam do cós. E importa? Vale que ela leu numa nota que fulano ministra palestra. Aliás. Ministra? Será que isso é chic? Beltrano ministra uma apresentação! Chicano ministra uma fala!

Chic é ela. Tem até um computador ligado na internet em casa. E fez a consulta e soube que palestra não se ministra. Palestra é proferida. Proferir, que fashion! Será que está certo usar o fashion neste caso?
Dúvidas atrozes! Como é difícil estar com o palavreado em dia! Ela faz idade nova daqui a dois meses. 

Quanto mesmo? Quarenta e quantos? Bem vivida esta danada. Mas quando o assunto é captado de ouvidos ainda restam confusões. Deu no jornal da tevê que estudantes chineses tomam “sulina” para aprender mais.
Mentira! Confusão dela! Falaram do aminoácido. Ninguém se referiu a diabetes. Aminoácidos na veia. Que confusão deu na mulher só porque o apresentador falou rápido. É assim, mano! Água vai, água vem. 

Cachoeira pra lá, cachoeira pra cá. E na TV, quem? Neymar vendendo celular, esmalte, talco, pijama, desodorante e escova de cabelo! Aliás, dos grandes, que o cabelão ali exige! É chic...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE: