terça-feira, 20 de março de 2012

Pequenas crônicas - Lua, noite, tempo e amor

Noite sem luz

Girei com o dedo o disco que a lua forma no céu. Ela rodou furta cor, mas destacou o dourado e o prata que, ofuscantes, levantaram faíscas sem estalos. Silenciosas, iluminaram silhuetas de caras e corpos perdidos de amor. Cena pesada para quem está só e brinca com a lua para rodar a uma velocidade tão intensa que ela parece parada lá em cima, sem claridade para eu ver o rosto de quem preciso.

Distância

Os pontos cardeais enganam, sei muito bem disso. Você diz que vai ao norte e vejo você no oeste. Promete me esperar no sul e escapa pelo leste. Nossos extremos estão em conflito, não amenize. Se digo que vou para cima e faço o caminho contrário você percebe e escolhe a trilha que leva até a outra ponta. É muita distância. Sem chance de conciliar eu vou cada vez mais longe do lugar onde você está.

Desacertos

Fiz um plano para nós dois. Segunda eu fico e você vai. Terça eu vou e você fica. Na quarta ficamos juntos: você na sala e eu na varanda. Quinta é dia de reconsiderar: você vai de carro e eu vou a pé. Sexta, digamos, é prenúncio de um sábado sem nada para conversar. Por isso continuamos calados contando as horas que faltam para passar a tempestade que trará um domingo de silêncio e rancores. Se assim for a segunda abrirá um novo ciclo. Eu indo e você ficando, você ficando e eu indo. Sempre na quietude de quem nada tem a falar.

Pétalas caídas

Bem me quer, mal me quer. Arranquei muitas pétalas e nunca acertei no que quero. Bem me quer parece impossível. Mal me quer é o aviso: ou troco de flor ou esqueço que você existe.

Última briga

Pousou joaninha na minha camisa e me encheu de esperança. Fiz as contas das roupas que eu tenho e deu que eu preciso mesmo de um presente. Já se passaram dias e outras joaninhas me visitaram. Só você se faz ausente e eu uso a camisa velha. De lembrança ela tem um leve rasgão no bolso, marca registrada do derradeiro encontro.

Variação de um tema-1

Fui rei e fiz de vocês meus súditos. Me falha a memória quando perguntam se fui justo. Se não pequei é provável que em alguns momentos eu tenha me omitido. Como qualquer governante usei a prioridade para justificar meus atos. E assim substimei aquilo que não era urgente para mim. Esqueci das emergências alheias.

Variação de um tema-2

Esperem, que eu estou subindo. Difícil reconhecê-los assim, de costas. Quando lá de cima eu os encarei identifiquei apenas indivíduos. Agora, cá embaixo, enxergo os semblantes de cada um. É porque vigora em mim um novo jeito de olhar.

Sua benção!

Senhora Mãe! Obrigado pela Sua Presença em minha vida e de toda a minha família e amigos. Peço o seu olhar materno para a minha esposa, meus filhos, minha nora e meus netos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE: