sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Conto - As ligações denunciam casos proibidos

Sorrateiros. É assim que Adalgisa e Antero se obrigam a conviver. Ajuntam cotidianos de restrições e cuidados e nem sempre conseguem momentos a sós. E quando consolidam parte do tempo é gasto em cobranças de um e outro, briguinhas por ciúmes e provocações. O resto é de sussurros entremeados por palavrões.

Sim, é assim que se completam: cobranças, briguinhas, provocações, sussurros e palavras desenfreadas no tom e no conteúdo. Não há, para ambos, outra receita para o prazer. Há um consentimento velado, quase um código de postura: o que não se faz em casa é permitido aqui.

Mesmo ao telefone as conversas entre ambos são comedidas. Frases cortadas ao meio e mensagens enigmáticas até chegam a causar suspeita. Certas vezes Adalgisa conversa com Antero fazendo de conta que uma amiga está no outro lado da linha. E Antero, no celular, é chamado de Maria, Raquel, Leila ou qualquer outro nome de mulher. Isso incomoda, mas ele tem de aceitar. Pelo menos tem o consolo de poder ouvir de Adalgisa o slogan dos amantes: “Eu te amo, minha amiga! Abração e muitos beijos!”

Pior para Antero. Ele precisa caprichar nos assuntos de futebol ou dos negócios para falar com Adalgisa e ela odeia os dois temas. Exceto quando ele improvisa bem, como nas supostas ironias dos times que perdem ou ganham: “Se o verdão ganhar eu passo a mão na tua bunda durante uma tarde inteira...”

Assim não se cria desconfiança, pois nas conversas de futebol as besteiras são permitidas em praticamente todos os ambientes. É uma espécie de linguagem admitida que comporta, sem discriminação, inclusive o uso de apelos sexuais para reduzir o provocado. Dizer em circunstância normal que vai apalpar a bunda de outro homem é suspeito. Mas se colocar futebol no meio está liberado. É pura provocação. Assim Antero pensava.

Adalgisa era casada com Lindomar. Antero estava amasiado oficialmente com Maria da Conceição. E foi que um dia Adalgisa flagrou Lindomar com o celular colado no ouvido, falando baixo, quase aos sussurros. Quando Adalgisa se aproximou Lindomar aumentou o tom da voz e começou a criticar o governo por causa da proposta de aumentar as taxas do Detran.

No meio dos xingamentos quem estava do outro lado da linha era um tal de Renato. Conversa vem, indignação vai e, por descuido, na despedida Lindomar se desfaz de Renato, que na verdade era Laura, com um abraço especial e um beijo na boca.

Antero também descobriu que esses namoros secretos por telefone dão encrenca. Ele percebeu quando Maria da Conceição, num contato com uma pessoa que ela chamava de Rita, deu aquele suspiro de sensação estranha e virou os olhinhos quando disse tchau e mandou um beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE: