quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Expectativas e histórias escondidas numa data

Estamos no terceiro milênio, século vinte e um, década de dois mil e dez, ano de dois mil e onze. O dia é quinze de setembro e por aqui fez sol forte. Há oitenta e três anos Alexander Fleming anunciou a descoberta da penicilina. Há sessenta e sete anos, a Força Expedicionária Brasileira partiu para a guerra na Itália. Há quarenta e seis anos surgiu o novo Código Florestal Brasileiro.

Nasceu num quinze de setembro do ano de um mil, novecentos e trinta e seis aquele que tempos depois seria o jogador Quarentinha. Em um mil, novecentos e sessenta e seis nasceu a atriz brasileira Fernanda Torres. É a mesma data de nascimento da cantora Rose Nascimento.

E tem mais e muitos: nasceu Bocage, Marquês de Sapucaí, Agatha Christie, Lya Luft, um monte de ator, uma penca de futebolistas, uma touceira de políticos, reis, rainhas e escravos aos milhares.

Morreu Lírio Mário da Costa, em um mil, novecentos e noventa e cinco. E quem é este? Destaque, o humorista Costinha. Valia mil vezes mais do que as tentativas de humoristas de agora, versões canabravas.

Ah, é aniversário da Lua, de acordo com a mitologia chinesa. No Japão o quinze de setembro é o dia do idoso. Por aqui, vejamos: Miracatu comemora o Dia da Padroeira, Nossa Senhores das Dores. Açucena, em Minas Gerais, comemora o Dia de Nossa Senhora da Piedade, festa que também toma conta de Barbacena.

A lista é extensa: Boa Esperança em Minas, Cruz das Almas na Bahia e vai por cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Mato Grosso, Paraíba e Paraná. Onde?  Jaguariaíva e Ponta Grossa. Tem feriado por ai vizinhos?

Aqui passa de cinco e meia da tarde. O aparelho de ar condicionado enche com seu barulho modorrento. É um zuado sem altos nem baixos. Parece um chevrolete engatado na primeira indo na mesma velocidade em quase subida, devagar...

O site de datas comemorativas, de onde tudo isso foi copiado descaradamente, avisa que faltam cento e sete dias para o fim do ano. Vejamos: a Lua chinesa até que assanha. O que uma Lua faz com um homem...

A penicilina nem se discute. Fernanda Torres é uma glória. Quarentinha, no futebol, tem história de resultados: campeão pelo Botafogo por três vezes, Torneio Rio-São Paulo por duas, Torneio de Paris e muito mais. O nome do cara: Waldir Cardoso Lebrêgo, lá de Belém do Pará.

O que mais nesta tarefa de casa? Código Florestal, será que cumprem com ele? Marina Silva, batalhadora que é, o diga. Bocage? Quem não leu pelo menos trechos mesmo que por curiosidade? Este é o parágrafo das perguntas, recurso de quem não está em condições de responder. Este foi o texto com os números escritos por extenso.

Mais indagações e estas são finais Quantos nasceram hoje? Quantos se foram? Quantos encontraram a felicidade neste quinze de setembro? Quantos estão chorando? Faltam cento e sete dias para terminar o ano. Quantos esperam a primavera com um bocado de ansiedade? Talvez no próximo quinze de setembro haja mais respostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE: