terça-feira, 23 de agosto de 2011

Capa de jornal só na hora da dor

Ela é apenas uma ilustração. Não se diz em pelo menos uma linha quem ela é. Ignora-se de onde veio e como chegou. Despreza-se, ainda que involuntariamente, alguma causa de sua presença ali, pois o que vale é o efeito.
Talvez ela se chame Maria. Sim, parece Maria. Não porque se decida de um jeito aleatório dar a ela um nome comum. É o contrário. Ela é Maria porque as Marias são sinônimos de determinação. Também representam as contradições históricas em torno de personagens que são Marias, isso até a Bíblia tem.

Maria! Onde é que nos encontramos? Maria está na capa de um jornal. Ilustra com sua presença na foto a reportagem de um tema que faz parte do seu cotidiano. Ai está o efeito.

Maria, sentada numa calçada, descansa as costas na parede gelada de um edifício. Está protegida com dois cobertores e só o rosto aparece. Maria é parte de uma composição fotográfica ensaiada e a foto publicada na capa do jornal é uma entre as dezenas que foram clicadas e armazenadas no cartão de memória da máquina profissional.

Três figuras masculinas caminham pela calçada. Estão de costas e o corte horizontal é feito nas costas do mais próximo deles. Ele carrega duas sacolas plásticas de mercado e veste um casaco xadrez, provavelmente de lã. O corte também eliminou as cabeças dos dois homens à frente. Mas a composição permite identificar que todos estão agasalhados.

Só o rosto de Maria aparece. A legenda da foto tem um título: “Frio e chuva vão continuar”. Maria, postada na calçada fria, está de cabeça baixa. O texto informa o seguinte: “Morador de rua no centro de Curitiba sofre com o frio intenso e o tempo chuvoso, que devem continuar pelo menos até amanhã em todo o estado. Na capital, as temperaturas devem variar entre 5ºC e 14ºC, acompanhadas por muita umidade. Segundo o meteorologista Paulo Barbieri, do Simepar, as temperaturas podem começar a subir a partir de quinta-feira.”

Maria se mantém cabisbaixa e nem podia ser de outro jeito. A foto é estática, registrou um momento. Maria está com as pálpebras cerradas. Será que dorme? Será que se esconde de si mesma? Maria está à direita na foto, mas o foco do equipamento profissional foi para ela.

A calçada onde Maria se senta é de paver, cor clara, parece cinza. A parede onde Maria se encosta é azul. Um pouco a frente, um painel publicitário desfocado confirma: Maria é a personagem. Ela sente muito frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE: