quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Crônica - Um dia após o outro

Miúda, magérrima e com uma aparência serena, a velha senhora vende balas de segunda a sábado no Calçadão de Londrina. É provável que no domingo frequente uma feira livre ou outros locais de bom movimento de pessoas para oferecer o seu produto, acondicionado em uma caixa de papelão. Ocupa a escadaria de uma agência bancária. Imagina-se tratar de uma estratégia para fugir da concorrência nos semáforos de avenidas como a Higienópolis e a JK. Muito mais do que isso: a saída de um banco é um ponto promissor, pois entre os que entram e saem a todo o instante da agência, há de existir aqueles com trocados nos bolsos.
Por um real a pessoa que compra uma bala da mulher segue o seu destino com um pacotinho de pastilhas de hortelã ou um tablete de goma de mascar. Com menos o freguês passa por ela e leva algumas balas. Muitos que contribuem com ela praticam, na verdade, uma ação de solidariedade. A moeda ou a cédula não é para pagar um produto. É para levantar o caixa de uma senhora que não incomoda ninguém. Ao contrário de alguns outros ambulantes, ela não assedia. Às vezes nem chega a oferecer o seu produto. Sentada na escadaria do banco, em local que não atrapalha os clientes da agência, ela apenas observa a maioria das pessoas que passam.
Por mais de uma vez a vi num restaurante self service perto do banco. Sondei a possibilidade dela estar pagando pelo almoço, mas descobri que era gentileza do pessoal daquele estabelecimento. Ao vê-la na mesa junto com os demais fregueses do restaurante, senti um orgulho duplo. O de compartilhar com a velha senhora um estabelecimento e a de conhecer a maioria dos funcionários do lugar. De uma atitude exemplar de alguém deve ter surgido a iniciativa do almoço para a mulher. Idéia que foi assumida por toda a equipe com uma naturalidade que chega a ser estranha, se comparada com o que acontece na maioria dos restaurantes concorrentes, onde o ato de repartir o pão passa por uma série de restrições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE: