quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Crônica - Preconceito e desrespeito

- Oh perua, não sabe dirigir, não???
- A senhora está errada, tia...
Foram duas frases ouvidas no final da manhã de um dia destes em seguida ao baque de lata batendo. A primeira, além de indelicada, com flagrante conteúdo discriminatório. A segunda, aos gritos, com forte sotaque de ironia.
A cena do crime: avenida Higienópolis, na altura do número 200, região central de Londrina. A mulher mal havia saído do seu Citroen vermelho, modelo pequeno, quando ouviu os dois berros. Ainda conferia os estragos no paralama dianteiro esquerdo, com as mãos na cintura, enfiada num vestido preto de malha, comprimento na altura dos joelhos, quando foi atacada verbalmente por dois sujeitos que nada tinham a ver com o acidente. Ambos estavam na pista contrária. Um deles conduzia uma moto. O outro era daqueles que sapeiam e intrigam com os problemas alheios, provavelmente esquecendo os seus.
O outro veículo envolvido, um caminhão de refrigerantes, parou adiante e dele sairam o motorista e seu ajudante. Estimulados pelos dois intrometidos, ambos até ensaiaram impropérios contra a senhora, mas desistiram quando perceberam que ela os abordou com fineza.
A mulher errou sim. Estava estacionada e saiu sem perceber que o caminhão subia a avenida. Admitiu o erro e assumiu o prejuízo sem chamar o trânsito. Em menos de um minuto voltou ao Citroen e foi embora. Levou, além do prejuízo do paralama amassado, a indignação: merecia ser chamada de perua por causa de um erro no trânsito por alguém que nada teve a ver com o acidente? Teria que passar por aquilo, um homem, do outro lado da, ironizando sobre o seu erro?
Provavelmente não. Mas teve a infelicidade e encontrar no local do erro duas pessoas sem compreensão, com zero de educação e, pior: uma boa dose de inveja. É de se imaginar que o preconceito não foi contra a mulher que errou no trânsito. Foi contra a perua que se dá ao luxo de dirigir um Citroen no meio de um trânsito ocupado por gente sem noção de respeito ao próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE: