sexta-feira, 4 de setembro de 2015

REPORTAGEM – Paulista, o caminhoneiro Luiz Oguido fez da Vila Nova, em Londrina, o seu porto seguro

Lá atrás, no início dos anos de 1950, ele vinha comprar
feijão e arroz em Londrina para abastecer o comércio da família, em Álvares Machado. Aqui conheceu Tieko, com quem teve a filha Ivete, que aumentou a família com o genro Antonio Carlos
e os netos Túllio, Thales e Alana


            Lá pelos anos de 1950, bem no comecinho da década, Luiz Tetsuo Oguido era um jovem trabalhador cuja ocupação reunia o útil ao agradável. Filho do comerciante Seiki Oguido, que era marido da senhora Uta Oguido, Luiz era o encarregado de vir da região de Álvares Machado, no Estado de São Paulo, para o Norte do Paraná comprar mercadorias para garantir aos fregueses um estoque de arroz e feijão colhidos na terra roxa de Londrina.
            Luiz vinha conduzindo o caminhão. E, além do serviço, conquistava amigos e começava a gostar de Londrina. Mais ainda: em 1951 conheceu Tokie, moça de uma família de pioneiros que chegou ao Norte do Paraná lá pelos fins dos anos de 1930. Luiz e Tokie tiveram filha única, a Ivete, que acabou se casando com Antonio Carlos Costa. Ambos são pais de Túllio, Thales e Alana.
            Voltando no tempo, cabe mencionar que Luiz casou com Tokie e a levou para o interior de são Paulo. Quatro anos passados, em 1956, o casal fez a mudança para Londrina. Foi aqui onde nasceu a Ivete. Há 12 anos Luiz está viúvo de Tokie. Há cinco anos ele decidiu morar com a filha, o genro e os três netos.
            Luiz é de uma família de oito irmãos, dos quais três já falecidos. Os dois irmãos mais velhos de Luiz nasceram no Japão. Quando Luiz e Tokie trocaram o interior de São Paulo por Londrina o irmão mais velho dele, Seiko, casado com Tsuro, já estava na cidade. Seiko teve nove filhos, dentre eles o já falecido Homero Oguido, que por anos representou o Norte do Paraná como deputado estadual na Assembléia Legislativa do Estado.
            Pois então. Caminhão e viagens. Luiz, que quando solteiro vinha a Londrina comprar arroz e feijão para o comércio que os pais mantinham em Álvares Machado, depois de casado ganhou do pai um caminhão e continuou a levar mercadorias do Norte do Paraná para São Paulo.
            Anos depois Luiz adquiriu outro caminhão e passou a trabalhar com transporte. Também foi funcionário da extinta Cooperativa Agrícola de Cotia, atuando no setor de preparação de sementes, mas com a tarefa de fazer transporte.
            Não é por coincidência que ele se aposentou como caminhoneiro. E apesar de enfrentar quilômetros de estradas por toda a vida profissional, este paulista nascido em Presidente Prudente no dia 25 de julho de 1930 tem Londrina, e especialmente a Vila Nova, como o seu porto seguro. Desde que chegou com a esposa Tokie e a mudança para a cidade, Luiz fixou residência no bairro onde vive até hoje.
            “Agora está tudo em cima de piche”, comenta sobre a diferença das estradas de hoje e de ontem, quando ele levava arroz e feijão do Norte do Paraná para
São Paulo.



Na foto, Luiz Oguido e a Rua Araguaia, na Vila Nova 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE: