sexta-feira, 16 de março de 2012

Textinhos - Bem curtas mas muito duradouras

Estrela sapeca

Tem uma estrela no rumo da minha janela da sala. É uma estrela tímida. Às vezes ela se esconde atrás de nuvens. Outras vezes ela se põe miúda e sem brilho. Eu tenho a impressão que ela é perversa comigo. Um dia ela se mostra e me assanha. Outro dia ela desaparece e me espia. E ela sabe que todas as noite eu a procuro.

Maracujá doce

Fiz de um jeito para a planta se escorar na madeira da cerca. Ela cresceu rápido seguindo a minha sugestão. Subiu e tomou um rumo que lhe desse sol, esparramando-se sobre a cerca. Deu flores e ofertou frutas. A mais bonita delas vingou na rama que invadiu o quintal vizinho e me deixou na mão.

Movimento contínuo

A criança balança no balanço que vai e vem, sobe e desce num ritmo compassado e não se sabe se é o balanço que balança a criança ou se é a criança que faz o balanço balançar. Suponho que há uma aliança, quase trama, da criança e do balanço que faz o movimento ser contínuo e sem esforço: vai e vem, vem e vai, sobe desce, desce e sobe, a criança balança no balanço e o balanço faz a criança balançar.

Aniversário

Fez de conta que esqueceu a data do seu próprio aniversário. Todos os procedimentos foram dentro da normalidade, desde o despertar. Saiu de casa ao trabalho sem receber parabéns. Lá despachou, providenciou, encaminhou, protocolou e esvaziou a escrivaninha como qualquer outro dia. Almoçou sozinho um salgado com refrigerante e de novo, no escritório, deu conta dos afazeres. Saiu do trabalho para casa sem nenhum cumprimento. De volta ao lar não foi surpreendido com alguma festa. Dormiu no sofá, televisão ligada, e num sonho chorou lágrimas de solidão.

Nenhuma mensagem

Um olá seria bem-vindo. E como! Para isso existe a caixa de entrada e seria esta a sua mais nobre finalidade. No entanto ela se enche de anúncios de computador, aparelho de TV, liquidificador, barbeador, livros e fórmula mágica para emagrecer. A mensagem que eu espero não chega. Prefiro acreditar que a culpa é da tecnologia e imagino: bem que ela tentou enviar muito mais do que o olá! Mas essas coisas virtuais vão para o descaminho e não me chega aquilo que eu tanto espero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE: