quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Crônica - Vixe!



Pediram a ela para dizer a primeira palavra que surgisse na cabeça. Ela reagiu com uma frase incompleta, no atropelo de mais de meia dúzia de palavras. Foi impedida de continuar. Mas aproveitou a primeira brecha para repetir tudo, acrescentando outras cinco ou seis palavras, sem conseguir fechar a mensagem.

Então esclareceram: “Diga a primeira palavra que surgir na cabeça. A primeira, portanto, única”. Ela então disse: “Vixe!”

Saiu um vixe bem acentuado, com o devido uso do ponto de exclamação. Não foi nem preciso sair das regras da língua portuguesa, pontuando uma interrogação depois da exclamação. Ou uma exclamação, uma interrogação e mais uma exclamação. Foi apenas um vixe! bem dito.

Foi quando surgiu a pergunta: vixe ou viche? Ela decidiu que o vixe dela era com X. Retrucaram que já haviam visto viche com CH. A solução foi recorrer ao Google, pai dos internautas analfabetos e conselheiro de quem precisa encontrar alguém falando de qualque coisa.

Deu ali um tal de dicionário informal, com duas interferências de pessoas que podiam dar uma luz. Saiu que vixe é uma interjeição muito usada principalmente no Ceará. Que significa espanto, surpresa, admiração e por que não, indignação. Vixe! Ou Vixe? Talvez Vixe!? E, no tom mais inexplicável, Vixe!?!

O dicionário informou também que o vixe pode ser trocado por eita. No experimento de improviso, saiu assim: Eita eu heim? Fraquíssimo, mas válido e oportuno. Não havia necessidade de complicar.

Outra postagem explicou que vixe vem de virgem. Por isso pode ser seguida da palavra Maria. Vejam: Vixe Maria. Na troca de palavra, fica assim: Eita Maria.

Foi o suficiente. Nada mais havia a se esclarecer. Mais do que a meia dúzia de palavras iniciais e as outras cinco ou seis complementares, o vixe da colaboradora rendeu vinte e seis linhas.

Vixe, que belezura para escrever! E escrever certo, com X. Vixe!

2 comentários:

  1. Importante saber a origem da das palavras...

    ResponderExcluir
  2. Na gramática de Napoleão Mendes de Almeida é uma interjeição escrita como Vichi

    ResponderExcluir

PARTICIPE: