quarta-feira, 12 de maio de 2010

Trecho de livro - Retrato Noturno

A Lua Cheia mostrou a sua cara vermelha esgueirando-se por entre as nuvens. Revelou-se por segundos e banhou-se nas águas sujas do córrego que corta o bairro humilde.

Estourou uma claridade opaca, muito longe do efeito do flash de uma câmera fotográfica, mas suficiente para denunciar o estado de carência dos moradores do lugar.

Algumas casas iluminaram os retalhos de madeira improvisadamente pregados nas paredes para tapar buracos e esconder intimidades. Entre as telhas de diferentes cores, com cada tonalidade estampando uma época de fabricação distinta, pedaços de lonas e madeirites, além de plásticos grossos e chapas de lata, formavam enormes colchas multicoloridas.

Os sons da madrugada trouxeram latidos de cães, roncos vazados de sonos intranquilos, gemidos de amor, gritos de desamor e o barulho infernal do cio dos gatos. Os ouvidos aguçados daquela gente nem na madrugada descansavam. Algumas das moradias nem chaves tinham ainda em suas portas.

Haveria provavelmente, no olhar ligeiro feito pela Lua, a descoberta de uma ou outra que, ainda em fase de construção, mas já com os seus moradores dentro, nem portas e janelas tinham.

A cortina aberta pelas nuvens também clareou os cortes de ruas. O piso úmido e endurecido tinha a cor da terra roxa após os períodos de chuva e antes da estiagem trazer a poeira.

Em algumas dessas ruas, entre os dois sucos formados pelas rodas dos carros e os quintais sem cercas e muros, desciam as valas levando o esgoto das casas.

Trecho do livro Sou Cidadã - Trajetória e Conquistas de uma Líder Comunitária, Rosalina Batista, que será lançado nesta sexta-feira, 14 de maio de 2010, às 20 horas, no Centro de Convenções da Inesul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE: