domingo, 2 de maio de 2010

Recado - Para debater o desemprego

Entrou no ar no dia 1º de maio um blog para debater o desemprego e, melhor ainda, servir como um canal de apoio para trabalhadores que estão fora do mercado e seus familiares.

Sabemos que em muitos casos a depressão bate forte e algumas pessoas necessitam de ajuda psicológica. O que o blog http://foradomercado.blogspot.com pretende estimular é a participação inclusive de profissionais da psicologia e da psicanálise nos debates.

Um dos temas que merecerá atenção especial: a exclusão de profissionais experientes do mercado de trabalho por causa da idade. Em alguns casos, trabalhadores com 30 anos de idade e com amplo conhecimento das atividades que exercem são descartados.

Outro assunto polêmico: empresas abrem vagas para pessoas formadas há pouco tempo, mas que já detém cursos de especialização e inglês fluente. Com isso, profissionais experientes que não tiveram a oportunidade de cursar pós-graduação e nem aperfeiçoar idiomas ficam de fora dos processos seletivos.

Também deve ser considerado: para alguns sindicatos de trabalhadores, você faz parte da categoria somente enquanto empregado e recolhendo taxas e contribuições sindicais. A partir do momento em que você se vê desempregado, percebe que o seu sindicato te exclui da categoria. Raramente alguma entidade sindical trabalha projetos de apoio aos desempregados da própria categoria.

Um exemplo: na minha categoria - sou jornalista -, há profissionais com dois empregos e mais freelancer. E nem sempre esse acúmulo de atividades está relacionado à capacidade ou talento. Às vezes funciona a influência de amigos, políticos etc.

Participem. Visite o blog:

http://foradomercado.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE: