quarta-feira, 19 de maio de 2010

Gentileza - Vou "estar fazendo um favor"

Até repórter de TV usa gerúndio e acha que fala bonito. Então pesquisei no Google e subtrai um texto de lá. É do http://www.brasilescola.com/gramatica/gerundio.htm que eu copio o texto abaixo. Para tentar não ouvir repórter de rede nacional dizendo que "fulano acabou morrendo quando estava sendo transportado..."

O gerúndio é uma forma verbal que indica uma ação que está em andamento, algo que não está completo. Essa forma verbal sempre é formada pela partícula – "ndo" unida ao verbo. Exemplos: Eu vou estar confirmando os dados. Você está sendo redirecionado.

O gerúndio pode ser utilizado com outros verbos ou sozinho, quando adquire a função de advérbio: Ex: Fazendo assim, vai ser fácil. (Gerúndio com função de advérbio).

A grande questão ligada ao uso do gerúndio é que esta forma verbal é amplamente usada de forma incorreta, principalmente em serviços de telemarketing e atendimento ao consumidor. Todos nós já nos deparamos com situações nas quais um atendente de uma empresa usa o gerúndio de forma abusiva: “O senhor pode estar respondendo a um questionário?”; “Nossa empresa vai estar lhe informando”, etc.

Esse vício de linguagem tem suas origens na língua inglesa. Seria uma tradução literal do emprego do verbo “going to”. Ex: “I am going to do something” (Estou indo fazer algo). No entanto, é preciso ressaltar que em alguns casos o uso do gerúndio é correto. A questão é que existe uma falsa impressão de que o gerúndio traz vantagens estilísticas sobre outros processos, o que não é verdade.

O gerúndio é corretamente usado quando transmite a idéia de movimento, progressão, duração, continuidade. Alguns casos em que o gerúndio é empregado corretamente:

- “Em virtude do atraso, estaremos recebendo o pagamento em conta corrente nos dias 08 e 09 de setembro”
- “O que você vai fazer durante o fim de semana? Vai estar viajando?”
- “Ele está fazendo a prova agora.”


Repito: o texto foi extraído do http://www.brasilescola.com/gramatica/gerundio.htm que tem muitos outros artigos interessantes. Passem por lá e confiram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE: