terça-feira, 18 de maio de 2010

Crônica - Vencendo pesadelos


Mamãe era diabética e como a maioria das pessoas com esta enfermidade, ela adorava um doce. Uma paçoca caseira, vendida pelo próprio fabricante de porta em porta, fazia Dona Luiza ficar com os olhos negros brilhando.

Quando eu estava em casa, às vezes o homem da paçoca passava pelo meu bairro, com os produtos ajeitados numa cesta de palha. Morávamos na Rua Icós, Vila Portuguesa, região central de Londrina. O vendedor batia palmas e da janela eu via que era o paçoqueiro. Antes que mamãe fosse atendê-lo eu tratava de despachá-lo.

Doia muito fazer aquilo, mas era necessário. O que eu não sabia era que nem sempre o vendedor de paçocas passava pela minha rua nos momentos em que eu estava em casa. Um dia a vizinha confidenciou que mamãe comprava doces daquele homem pelo menos uma vez por semana.

Sem dizer nada a ela, a família iniciou diariamente um sigiloso trabalho de busca todas as noite. "Onde será que mamãe esconde as paçocas que ela compra". Os armários de alimentos eram improváveis, pois seriam os primeiros locais a serem revistados. Talvez no fundinho da geladeira. Ou numa gaveta do quarto, embrulhadinho em plástico.

Foi justamente no local improvável que alguém de casa achou a paçoca da mamãe, um dos compartimentos do armário de alimentos. Não houve, de nossa parte, alguma palavra de censura. Rimos da travessura da mamãe e ela confessou que praticava aquele pequeno delito contra a sua saúde há um bom tempo.

Combinamos com mamãe que uma provinha seria admissível, desde que o controle da doença fosse rigoroso. Não sei até hoje se ela conseguiu levar a recomendação ao pé da letra. E um dia ela se foi após um enfarto.

A correntinha e o crucifixo de ouro dezoito, estas mesmas que eu não tiro do meu pescoço, são símbolos do que mamãe representou para mim. Às vezes tenho pesadelos. Neles, é sempre mamãe a pessoa que me desperta. Então, ainda dormindo, eu penso sempre no finalzinho do sonho ruim: "Ainda bem que é só um sonho e mamãe me despertou".

Um comentário:

PARTICIPE: