segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Conto - O vento pesa (2)

A marquise de um prédio comercial próximo foi a salvação. Alternativa proibida nos dias de sol, mesmo com os termômetros batendo nos vinte e oito graus fora da sombra, o abrigo de concreto da loja era permitido sob a chuva.

Maria da Conceição só não entendia se o consentimento era para proteger as trabalhadoras ou para evitar danos às ferramentas de trabalho que elas empunhavam, as bandeiras com nome e número do candidato, sigla partidária e coligações. É que, não se sabe se por descuido ou por franqueza, minutos antes um supervisor passara de carro por todas as esquinas com um aviso: se a chuva engrossar protejam-se onde for possível para não molhar as bandeiras.

Não devia, mas aquilo tornou Maria da Conceição pensativa: “Não fosse a bandeira eu poderia continuar na chuva...” Ainda que entregue ao silêncio, por haver decidido que a partir daquele emprego seria submissa, sem idéias e nem sugestões, sem manifestar descontentamentos e limitando-se aos consentimentos, Maria da Conceição exercitou-se para reduzir a velocidade das batidas do coração. Para isso mexeu na memória e lembrou que, nos empregos anteriores, por muitas vezes enfrentou chuvas. E jamais havia feito dessas ocasiões uma tempestade.

Faltava pouco para o meio-dia. Maria da Conceição aproveitou o intervalo e antecipou o almoço, que naquele dia se limitou a um pão com manteiga e uma banana. Nem água, nem um gole de café para acompanhar. Nas esquinas, agitando as bandeiras, as trabalhadoras tinham que manter as alças das bolsas nos ombros, pois não havia onde deixar os pertences enquanto elas permaneciam no horário de serviço. O local do trabalho, afinal, eram as esquinas.

Além de lavar, passar e limpar com maestria, Maria da Conceição era uma excelente cozinheira. Quando doméstica, por muitas vezes recebeu elogios pelas refeições preparadas com maestria. Foi no momento em que essa lembrança se fez presente, justo quando mordia o pão já amolecido, que algumas gotas de lágrimas desceram pelas faces da mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE: