sexta-feira, 14 de maio de 2010

Crônica - Trabalho tem idade?

Ouvi de Marghô Olhier um depoimento interessante. Aliás, muito preocupante. Ela é uma jovem senhora, conforme observo na foto que ilustra o seu perfil em site da internet. Mas está com 52 anos de idade.

Eu, que estou indo ainda este mês para os 54, considero a minha idade e a idade de Marghô uma das melhores de nossas vidas. Porque é onde ainda nos sentimos jovens, mas temos sabedoria suficiente para uma boa relação tanto com as pessoas mais velhas quanto com as mais novas.

Além do mais, tenho certeza que ela e eu ainda temos, fisicamente, condições de trabalhar como outras pessoas jovens. Intelectualmente, acrescentamos em nós a experiência, a cultura de diferentes gerações, o conhecimento da vida. Quanto à tecnologia, sabemos lidar com a informática, conseguimos nos virar com a internet, conhecemos os programas básicos que fazem a máquina funcionar e um ou outro tem mais detalhes de um software complexo. Eu, por exemplo, domino o Photoshop, o InDesign, o Corel, o Dreanweaver entre outros. Trabalho com vídeos caseiros, produzo arte, diagramo e assim por diante.

Marghô morava em Curitiba. Teve que se mudar para o Noroeste do Paraná por causa da enfermidade da mãe. Ali, na região de Maringá, desde que chegou já distribuiu mais de 60 currículos. Sem sucesso, improvisa-se como pode na função de consultora de vendas de cosmésticos.

Mas Marghô, com quem conversei depois de lançado o blog http://foradomercado.blogspot.com,sabe que tem capacidade para trabalhar com carteira assinada. Porém, nessas andanças em busca de uma vaga, ouviu aquilo que ninguém gostaria de ouvir. Disseram para ela que uma pessoa de 52 anos de idade não é mais para trabalhar.

É o país dos absurdos. Aliás, viva o Dunga presidente do Brasil e o Lula técnico da seleção brasileira de alguma coisa. Ambos já passaram da hora, não acham. Mas não é bem por causa da idade...

Pergunto: Serra e Dilma já providenciaram a papelada para entrar com o processo da aposentadoria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE: